domingo, 13 de dezembro de 2009

Solidão

Não tenho tempo, mas tenho de deixar sair...

Devia haver uma forma de as pessoas que estão sozinhas (ou se sentem sozinhas) se encontrarem e conversarem, tomarem café, sei lá...
Seria bom se as pessoas fossem mais receptivas a uma conversa ocasional, que por vezes é apenas um deixar sair o que nos vai na alma e no coração. Infelizmente vivemos num mundo em que a maldade predomina e quando "metemos" conversa com alguém, a pessoa olha-nos de lado e (de certeza) pensa: "O que é que este(a) quer?!"
Não faz para mim muito sentido uma pessoa alegre e comunicativa sentir-se só. Há anos. Quase meio século.

Há dias (meses talvez), na rua onde moro, ao chegar a casa ao fim do dia encontrei uma moça (deveria ter vinte e alguns anos) com uma bebé de colo num carrinho.
Baixou-se, tirou a bebé do carrinho, abraçou-a e chorou. Fiquei tão aflita que lhe perguntei se podia ajudar de alguma forma. Olhou para mim, assustada, desconfiada e disse que não. Voltou e olhar, já de forma mais carinhosa, agradeceu e disse: "já passa".
Ainda hoje me lembro dela e lamento profundamente não ter insistido para poder fazer alguma coisa para a auxiliar.

É horrível estar só.

2 comentários:

anil disse...

há formas de as pessoas que estão sozinhas se encontrarem, princesa.

claro que há.

mas primeiro precisamos de reconhecer que estamos sozinhas - e não é fácil, muitos sapos se engolem antes.

depois, é olhar em volta, com olhos de ver.

porque há pessoas que vale a pena conhecer: e enquando se olha à volta com atenção, essas pessoas vão-se destacando.

então, é só ir cultivando, e as amizades nascem e podem partilhar-se fardos, desabafar e rir em conjunto.

e se o barco continua a ser nosso, as decisões difíceis são todas nosss,construímos uma corrente - pequena ou grande - que nos dá força quando pensamos que vamos cair!

bj

O QUATORZE disse...

Olá, Bom dia
Gostei imenso da sua visita e palavras comentais bem certas, inflismente é assim.
Tanto amor tenho para dar, pena tenho de não encontrar, alguem que mereça tão intenso amar.
Grato pela visita.
Bjs de amizade
LUIS 14